A ardósia é uma rocha metamórfica formada a partir da transformação da argila sob alta pressão e temperatura. Bastante homogênea e sóbria, com tonalidades que variam entre o cinza escuro e o preto, sua utilização é muito apreciada em pisos e telhados, por conta da durabilidade e aparência. Para as fachadas, a ardósia também funciona muito bem, aliando a estética da pedra natural, moldada pela natureza por mais de 500 milhões de anos, com o conforto térmico e facilidade de instalação das fachadas ventiladas.
Além da função primordial de barrar as intempéries e tornar o edifício estanque, combater o aquecimento excessivo pelo sol, evitar a perda de energia térmica, barrar o vento, entre outras, a fachada também reflete fortemente a personalidade de um projeto. Com uma subestrutura metálica sobre as paredes externas da edificação, as fachadas ventiladas conformam um afastamento físico entre a pele e o corpo principal, por onde o ar se move, proporcionando maior capacidade de dissipação da radiação solar. As suas múltiplas vantagens técnicas quanto ao isolamento térmico e acústico e a sua adaptabilidade a qualquer tipo ou dimensão de projeto arquitetônico, tornaram-na um recurso cada vez mais utilizado em edifícios de todo o tipo.
Outra vantagem da fachada ventilada é que a camada externa pode ser composta por diversos materiais, acabamentos, cores e formatos de peças. Pedras, como a ardósia, possuem o diferencial da alta durabilidade e a estética desejada de um material natural, com pequenas variações de textura e cores entre as peças. A ardósia suporta temperaturas extremas, dificilmente acumula neve, possui resistência ao fogo e é totalmente à prova d'água. Também, por ser 100% natural, apresenta reduzido impacto ambiental, e cada peça é feita à mão sem produtos químicos ou tratamentos adicionais.
Para atender à demanda do mercado quanto à aplicação de telhas de ardósia às fachadas, os engenheiros da empresa CUPA PIZARRAS desenvolveram o CUPACLAD, um sistema de fachada ventilada, disponível em diversos formatos dependendo do tipo de fixação da ardósia e sua disposição na fachada. Para se ter ideia das possibilidades, destacamos alguns projetos que empregam este produto.
No projeto Social Housing for Mine Workers, de Zon-e Arquitectos, por exemplo, a volumetria angular é uma geometria cristalizada a partir de algumas leis elementares dadas pelos regulamentos urbanísticos. O resultado formal é algo entre um objeto petrificado, a forma de uma montanha e um organismo perturbador flutuando sobre a encosta da montanha. Conforme os arquitetos, “este objeto “cristalográfico” tem a mesma cor escura da ardósia local como um pedaço de carvão, ele absorve quase toda a luz que recebe e reflete uma pequena quantidade dela, mostrando-nos com calma sua rica geometria.”
O projeto de ECDM, Mix of Commercial Activities Binet, é um edifício inovador, criativo e moderno projetado com ardósia natural. Este edifício faz parte de um projeto de renovação urbana, iniciado pela Câmara Municipal de Paris em 2011 para reinventar o bairro Binet e abri-lo à capital francesa. O design inovador de ardósia natural parece uma seta preta apontando para o céu de Paris. O revestimento de ardósia oferece uma aparência elegante e moderna.
No SNHU Innovation and Design Education Building, de HGA, o exterior do edifício reinterpreta a arquitetura tradicional da região de celeiros e pontes cobertas, e o mesmo revestimento de ardósia estende-se das paredes ao telhado do edifício, criando uma unidade no projeto. As múltiplas larguras das peças de ardósia conformam um padrão dinâmico à fachada.
No projeto de KANT Arkitekter, Tandrup Kollegiet, na Dinamarca, “os elementos-chave do design são a combinação da distinta fachada preta coberta com blocos de ardósia natural em combinação com varandas brancas cortadas na ardósia. A fachada em preto e branco faz com que o prédio se destaque na rua enquanto a escala e as dimensões imitam as propriedades vizinhas.” Neste caso, o padrão regular das peças em ardósia contrasta com a volumetria movimentada da fachada e suas respectivas aberturas.
Segundo os arquitetos da Alma-nac, "Por meio de formas de construção e escolhas de materiais específicos, incluindo as ardósias e os clipes de aço inoxidável colocados ao lado de profundas revelações angulares revestidas de madeira, Split House cria um conjunto contínuo de sombras e reflexos mutáveis ao longo do dia."
As possibilidades são muitas, podendo variar os tamanhos das peças e o padrão utilizado na fachada, conforme os requisitos de cada projeto. Com durabilidade superior a 100 anos, a ardósia natural é um material extremamente resistente para coberturas e fachadas e ,ao contrário dos produtos artificiais, a cor e as propriedades da ardósia permanecem inalteráveis ao longo do tempo sem necessidade de manutenção.
Conheça mais sobre os revestimentos CUPACLAD e outros produtos da empresa CUPA PIZARRAS em nosso catálogo.